Mesmo ocupando o segundo lugar de maior empresa no ramo da tecnologia no mundo, sendo avaliada em 249,2 bilhões de dólares, na última quinta-feira (18/10/12), os resultados financeiros da gigante das buscas, a Google, foram revelados, assustando os investidores de plantão pelo baixo desempenho apresentado. A empresa acumulou um lucro de 2,18 bilhões de dólares nos últimos três meses, resultado que é 20% inferior ao registrado pela empresa no mesmo período do ano passado.
O fato que abalou ainda mais o mercado devido a conclusão desses dados foi a divulgação precoce dos mesmos, por conta da editora RR Donnelley, enviando os relatórios para a SEC (Securities & Exchange Commission), em tradução Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, 4 horas antes do prazo estipulado. A editora em questão é famosa mundialmente no ramo de soluções gráficas e responsável pela divulgação dos relatórios do Google, contudo, por engano, cometeu o erro referente a divulgação dos relatórios, inclusive sem a autorização da própria Google, pois campos no mesmo destinados aos comentários do CEO, Larry Page, e a própria assinatura do executivo, não haviam sido preenchidos. Dessa forma, as ações da Google despencaram 9,03% em questão de minutos. Mesmo com uma manobra da própria companhia solicitando o fechamento temporário das negociações na Nasdaq, o dia fechou em queda de 8%.
Diante disso, especulações já giraram em torno dos lucros da companhia, afirmando que o baixo rendimento poderia estar relacionado a aquisição da Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares. Contudo, estimativas comentam que o desempenho não estaria relacionado ao valor da aquisição, mas as perdas correntes na divisão durante os últimos meses, relatando prejuízos de 500 milhões de dólares no último trimestre e 41 milhões de dólares no mesmo período do ano passado.
Outro fator que pode estar relacionado ao baixo desempenho da Google faz referência a principal fonte de renda da empresa, os anúncios publicitários. O problema não estaria na queda do número de anunciantes, o que registrou um aumento de 33%, mas ao valor que as empresas pagam ao Google para a divulgação da publicadade, registrando queda de 15% no trimestre. Vale ressaltar que nesse mesmo período, o valor que o Google paga aos seus parceiros, quem divulga anúncios em blogs ou sites terceiros, cresceu cerca de 27% em comparação com o último período analisado.