Esse é meu primeiro post neste blog e espero que seja de bom proveito a quem ler. O artigo é puramente teórico e meu principal objetivo é explicar os conceitos básicos da linguagem Javascript, bem como sua utilização.
Em primeiro lugar, deve-se destacar que Javascript é uma linguagem client-side, ou seja, é executada pelo navegador. Sendo assim, um código Javascript não pode interagir diretamente com uma linguagem server-side (que é executada no servidor, como PHP). Para isso são necessários outros meios (por exemplo, AJAX).
Javascript também é uma linguagem interpretada. Isso significa que ela não é executada diretamente pelo processador, e o código precisa ser executado por um interpretador (geralmente o próprio navegador).
A tipagem (está relacionada aos tipos de variáveis) é fraca e dinâmica. Ter tipagem fraca significa que o tipo da variável pode mudar durante a execução do programa (num momento, determinada variável pode ser um número inteiro, em outro, pode ser um texto). Ter tipagem dinâmica (não interessa muito agora) implica que os tipos de variáveis são tratados em tempo de execução.
Para se inserir códigos Javascript numa página, utiliza-se a tag script com o atributo type como “text/javascript“. Basicamente, há duas maneiras de se incluir códigos Javascript:
- Inserindo-os diretamente na tag script;
- Em arquivos externos, geralmente com a extensão .js (em XHTML, essa extensão é obrigatória).
No primeiro caso, é possível inserir códigos Javascript assim:
No segundo caso, basta criar um arquivo com a extensão .js e utilizar o atributo src da tag script. Exemplo:
Para finalizar, um código Javascript que mostra uma mensagem ao usuário:
One Reply to “Javascript para quem somente ouviu falar”