Quem é vivo sempre aparece! E por isso estou de volta com mais um post da série Não tente fazer em casa. Este é um comando que funciona em sistemas Unix, bem como Linux, *BSD ou Mac OS, mas talvez teremos em breve do Microsoft Windows.
O comando dd que significa dataset definition serve para fazer uma cópia bit a bit de um arquivo ou pasta. Utilidade prática? Você saberá que está tendo uma cópia exata do que você queria. Você já tentou copiar um DVD apenas no Ctrl+C Ctrl+V? Então sabe que não ficou exatamente do jeito que você queria, ainda mais se ele veio já gravado de fábrica como um jogo ou filme. Esse comando é bastante usado para tirar cópias exatas de HDs ou mesmo fazer backup da FAT (File Allocation Table) para casos de emergência.
Usando o comando dd do modo
dd if=<qualquer arquivo ou pasta> of=/dev/sda
ele copiará o conteúdo do parâmetro especificado em if e o gravará em /dev/sda (seu primeiro dispositivo SCSI – na grande maioria das vezes, o HD) por cima de qualquer coisa que exista no mesmo, acarretando na formatação das partições.
Parabéns a matéria Irio, essa foi realmente muito util, sempre que eu precisar salvar todo o meu hd vou usar esta técnica.
Abraços!
Desconhecia a existência!
usei isso qd mudei de HD e funcionou blz.. mesmo sendo de ATA pra SATA
vou usar denovo pra fazer backup e testar o Mac4Lin
ops, de IDE pra SATA
Vou ter que esperar sair para Windows
@Bruno: huahuahuhuauhaahuhuahuahuahuahu que meeega amador :-p
@Marco… Devo ser mesmo, explica ai
@Bruno – vc queria referir ao @Wazaa neh?
PS: O comando “dd” me salvou mais uma vez =D
lembrando que se forem clonar hd como eu fiz, mesmo que ele tenha poucos dados a partição de destino (of) tem q ser do mesmo tamanho ou maior que a partição de origem (if)
sei que cheguei tarde nessa
mas saiu alguma coisa pro windows? procurei por aqui e nada..
obrigado!