Após pouco mais de um mês da tensão causada em toda a internet devido aos projetos SOPA e PIPA, assim como o consequente fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload pelo governo americano, e a prisão do seu principal fundador, Kim Dotcom e seus sócios, o ex-chefão do site foi liberado nessa quarta-feira (22/02/12), após o pagamento da fiança, valor o qual não foi divulgado.
Kim estava preso sob custódia, e essa não foi a primeira tentantiva de “se ver livre” da prisão, perante o pagamento, diferente de seus companheiros de negócios no site, Mathias Ortmann, Bram Van Der Kolk e Finn Batat que estão em liberdade condicional. Dotcom foi preso em sua mansão em Auckland (Nova Zelândia) no dia 20 de janeiro, após ser acusado de comandar um grupo que movimentava US$ 175 milhões de dólares copiando e distribuindo conteúdos produzidos perante direitos autorais.
As autoridades justificam que Kim foi libertado por não oferecer nenhum risco referente a fuga, até porque, toda a sua fortuna está confiscada. Mas, há quem diga que Kim Dotcom é um homem muito rico, e não se descarta a possibilidade de existir alguma outra fonte de renda não monitorada pela justiça. Contudo, Kim está confinado em sua mansão, não recebendo autorização para sair além de um raio de 80 KM de casa, e mesmo quando sair por perto, precisa avisar a polícia.
O ex-chefe da pirataria na internet aguarda os preparativos para uma extradição nos EUA, envolvendo acusações referentes a pirataria na internet e lavagem de dinheiro.
Fonte: G1 Tecnologia e Uol Tecnologia
One Reply to “Kim Dotcom está em liberdade”