Já dizia o velho ditado “o que os olhos não vêem o coração não sente”, mas o cérebro processa.
Nas mãos do Dr. Michael Proulx, da Queen Mary University em Londres na Inglaterra, está o funcionamento do vOICE, um aparelho que possui como função básica, converter imagens em sons, podendo auxiliar a vida de deficientes visuais.
Segundo os estudos, o aparelho faz um mapeamento das imagens no ambiente, converte as mesmas para sinais sonoros, possibilitando as pessoas cegas localizar objetos com maior facilidade, pois a orientação é formada pelo controle de volume e tom, sendo que quanto mais alto o som, mais próximo o objeto está e o silêncio representa o preto, ou seja, nada. As frequências sonoras também ajudam, considerando que as mais altas, indicam um objeto para cima e as mais baixas, o objeto deve estar para baixo.
Segundo Proulx, o vOICE é um programa de computador, escaneando colunas de pixels da esquerda para a direita. O especialista também comenta que cada imagem demora de 0,5 à 2 segundos para ser escaneada, mas isso depende muito da prática que o usuário tem com o aparelho.
O vOICE foi desenvolvido por Peter Meijer, um engenheiro holandês, quem fez a doação do aparelho para o Proulx, com o critério de desenvolver as pesquisas na área.
Fonte: Info Online