A Google lançou hoje (24/04) seu novo serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, algo para competir com o DropBox, líder mundial no tipo de serviço hoje.
A Google disponibilizou de cara 5GB de espaço para armazenamento de arquivos de forma gratuita, o usuário caso queira pode até expandir a capacidade de armazenamento, porém terá que pagar por isso.
O Google Drive vem com total integração com o Google Docs, Plus e Gmail, e em breve terá sua versão disponível para iPhone e iPad (hoje já está disponível para o Android).
Uma inovação bastante interessante é o fato de que com a integração com o Gmail, não será mais preciso o envio de algum arquivo em anexo, com o arquivo hospedado no drive, ele simplesmente libera o link de download para aquele que você estaria enviando o anexo, poupando bastante tempo na hora do encaminhamento do e-mail.
As ferramentas de busca do serviço também ganharam atenção redobrada. Será possível fazer pesquisas por tipo, dono e até atividade do documento. Haverá reconhecimento de conteúdo usando a tecnologia OCR, que “lê” imagens: por exemplo, se você baixar uma imagem escaneada de um recorte de jornal velho, poderá pesquisá-la usando uma das palavras citadas no artigo.
O Google Drive também terá suporte para mais de 30 tipos de documentos, como vídeos em HD, arquivos do Photoshop e outros. Além disso, também terá 99,9% de uptime, ou seja, garantia de quase todo o tempo em atividade. (Olhar Digital)
Nem todas as contas da Google foram liberadas para utilizar o serviço, mas se você deseja ver se a sua já está apta, basta acessar o site drive.google.com e acessar sua conta para verificar se o serviço já se encontra ativo.
Segue agora um vídeo de demonstração do Drive.
Cara, só achei uma sacanagem anunciarem o sincronismo de arquivos no smartphone sendo que nada fica sincronizado no aparelho, assim como já era com dropbox. Nas duas plataformas o app mobile nada mais é que uma interface amigável para acessar os arquivos que estão na nuvem. Se tu tentar abrir qualquer arquivo sem estar conectado ele da erro.
Nossa, então ele não sincroniza fazendo o download, estranho, pode ser que melhorem.
Isto é ruim pois quando realmente precisarmos não teremos o arquivo local no smartphone, o que seria a ideia de ter ele em várias plataformas.
Por outro lado, não sincronizar a todo momento fazendo o download dos arquivos pode economizar bastante banda, no certo poderia ter a opção para baixar ele localmente.